Muros em gabiões no Eixo Norte-Sul (Lisboa)

Muros em gabiões no Eixo Norte-Sul (Lisboa)

Gabiões - Ficha técnica

1. Os gabiões em malha hexagonal são produzidos a partir de uma rede em malha hexagonal de tripla torção e, depois de montados, são cheios com material rochoso de boa qualidade. São principalmente utilizados para a execução de obras de suporte de terra, para protecção de margens de rios e ribeiras, mas também para obras de arranjos paisagísticos e de arquitectura.

2. Com excepção do gabião de 1,5x1x1m. Todos os gabiões têm um diafragma em cada metro. O gabião da figura é de 3x1x1m.

Os diafragmas são fixados, durante o fabrico, à base do gabião e, na fase de montagem, às paredes laterais. Os diafragmas são indispensáveis porque conferem à estrutura uma maior resistência.

As dimensões standard dos Gabiões são:

Comprimento (m) Largura (m) Altura (m)
1,5 1 1
2 1 1
3 1 1
4 1 1
2 1 0,5
3 1 0,5
4 1 0,5
Gabiões - Esquema

Com excepção do gabião de 1,5x1x1, todos os outros têm um diafragma em cada metro. O gabião da figura é de 3x1x1m.

Para além destes modelos, existem também modelos de maiores dimensões, onde a largura passa de 1 metro para 1,5 ou 2 metros.

Estes gabiões, que continuam a ter um diafragma em cada metro ao longo do seu comprimento, são principalmente utilizados em obras de grande dimensão e por construtores experientes. Isto porque, devido às maiores dimensões, necessitam de muitos cuidados durante a fase de montagem e o seu enchimento.

Gabiõoes - Malha

A malha é hexagonal, de tripla torção do tipo 80x100 e o diâmetro mínimo do arame é de 2,7mm. Os bordos da malha devem ser reforçados, durante o fabrico, com arames de maior diâmetro (3,4 e 3,9mm).

Para evitar deformações, as faces dos gabiões devem sempre apresentar a malha no sentido vertical, como mostra a figura acima.

3. O arame utilizado para o fabrico dos Gabiões em malha hexagonal de tripla torção deve ser galvanizado de acordo com a norma EN 10244-2 (classe A) e com um diâmetro mínimo de 2,7mm

Após galvanização o arame pode ser revestido em PVC, por termo-soldadura, de acordo com a norma EN 10245-2 (classe 1B). Os gabiões revestidos em PVC são utilizados em condições ambientais agressivas (águas salinas ou poluídas).

4. O arame utilizado para o fabrico dos Gabiões em malha hexagonal de tripla torção e para as operações de montagem dos mesmos, deve ter uma resistência a tracção que se situa entre 350 e 500 N/mm², de acordo com a norma EN 10223-2.

5. A pedra para o enchimento dos gabiões deve ter um peso específico superior a 22 kN. Deve ser britada ou calhau rolado e ter uma dimensão adequada à abertura da malha, mas nunca superior a 200mm.

A qualidade do material de enchimento dos gabiões deve respeitar os seguintes valores de ensaio:

Ensaio Point Load: > 50 Mpa
Ensaio Los Angeles: perda por abrasão < 40%

Atenção:

Para a redação de um caderno de encargos é necessário especificar se o arame é, ou não, revestido em PVC (ponto 3.)