Gabiões - Características
As obras em Gabiões e Colchões Reno constituem uma estrutura:
Armada porque a presença da rede confere homogeneidade e torna a estrutura monolítica.
Não deve ser considerada como um invólucro para a contenção das pedras de enchimento. A titulo de exemplo, um muro em Gabiões com 5 m de altura e com 3 m de base é armado com 54 m2 de rede por cada ml.
No entanto, a rede que fica à vista é só 5 m2.
Flexível porque tem a possibilidade de absorver solicitações localizadas imprevistas e de carácter extraordinário. Esta é uma das propriedades mais relevantes dos Gabiões e Colchões Reno; a estrutura, deformando-se, não diminui a sua resistência, mas impele toda a obra a trabalhar e consequentemente a adaptar-se ao movimento do terreno.
Económica porque os Gabiões não requerem mão de obra especializada e são executados com o auxilio de equipamento mecânico normalmente disponível nas obras. Não requer a mistura de materiais mas sim a combinação destes. A disponibilidade da pedra britada, normalmente próxima da obra, permite economia nos transportes. Os trabalhos de manutenção são mínimos; mesmo quando por causa acidental se verifique a ruptura de qualquer fio, a simples sobreposição de um pedaço de rede, atado a rede sã, pode ser executado facilmente, sem comprometer a resistência da estrutura. As obras em Gabiões podem ser também modificadas (aumentadas o diminuídas) com o decorrer do tempo, em função das necessidades, mantendo inalteradas as características de homogeneidade e resistência da estrutura.
Durável porque a comprovada qualidade dos materiais permite uma longa vida às obras.
Ecológica porque a integração no ambiente natural das estruturas em Gabiões e sobretudo em Colchões Reno, é sempre rápida e satisfatória, pois os vazios entre as pedras são progressivamente preenchidos por terra e a vegetação recobre a estrutura. A cobertura vegetal também pode ser facilitada através da colocação de terra vegetal tanto no interior como no exterior da estrutura. Consegue-se desta forma uma mais rápida integração da obra no ambiente natural.
Obras Longitudinais, Protecção de pilares de pontes, Revestimento das margens, Espigões, Açudes, Revestimento de paramento de barragens, Protecção de passagens hidráulicas, são as obras hidráulicas que mais requerem a utilização de Gabiões e Colchões Reno.
Obras de contenção para a estabilização de estradas e taludes, Protecção de encontros de pontes e viadutos, Muros de contenção e espera, Revestimento de taludes, Muros de contenção de aterros, Rede para protecção contra as quedas de pedras, são as obras que requerem a utilização de Gabiões e Rede de protecção em malha hexagonal de tripla torção.